Qualidade e excelência em uniformes!

Digite o CNPJ

Digite sua Senha

Esqueceu sua senha?

Fechar

Nome

Email

Empresa

CNPJ

Emdereço Completo

Telefone

Sua Senha

Esqueceu a senha? Digite seu CNPJ cadastrado.
Você receberá um email com a sua senha.

Voltar Para o Login

2022 13
07

Vestimentas de trabalho

  • 13/07/2022

arco eletrico

A vestimenta de proteção resistente a inflamabilidade deve oferecer proteção contra os efeitos térmicos dos arcos voltaicos e seus flashs, que podem provocar a ignição das roupas normais. O arco-elétrico ao atingir um trabalhador caracteriza um acidente podendo ser definido como um curto-circuito entre duas ou mais partes “vivas” ou entre uma parte “viva” e a terra. Ele movimenta uma velocidade aproximadamente 100 m/s e atinge uma elevadíssima temperatura (de ate 30.000 °C) com o potencial sublimar metais e liberar gases tóxicos.

Quando o flash do arco elétrico atinge o trabalhador, podem ocorrer queimaduras, quando possuem o potencial de irradiar temperaturas que excedam o limite da pele humana de 1,2 cal/cm2 ou pode ocorrer a ignição das vestimentas do trabalhador.

Dessa forma, para a avaliação da energia iniciante, os profissionais de segurança elétrica devem promover o calculo de energia potencial gerada no pior caso de atuação do trabalhador e, se houver a obrigatoriedade de uso, qual categoria deverá ser selecionada dentre as 5 categorias de risco possível, baseando-se na determinação do valor de resistência ao arco-elétrico – ATPV (Arc Thermal Performance Value), que corresponde ao valor máximo de energia iniciante suportável por determinar vestimenta indicado na norma NFPA 70E.

Em todos os casos, é fundamental o conhecimento das variáveis que afetam diariamente a energia incidente, conforme a seguir:

  • Tenção de trabalho;
  • Corrente de curto-circuito;
  • Tempo de duração/ interrupção:
  • Distância do trabalhador;
  • Geometria do local em que pode ocorrer o arco (confinado ou aberto).

Faça seu orçamento online pelo site: www.oficiouniformes.com.br
ENTREGAMOS EM TODO O BRASIL!
Telefone: (31) 3712-6145



Fale com nosso time